sábado, 7 de junho de 2008

A Natureza das Coisas...


"- Já menti pra você, Amir agha?De repente, resolvi implicar com ele.

- Sei lá - respondi.

- Já?

- Mil vezes comer cocô!

- exclamou ele com ar indignado.

- De verdade? Você faria isso?(...)

- Faria o quê?- Comer cocô, se eu mandasse - respondi. (...)

- Se você mandasse, faria, sim - disse ele afinal, olhando bem para o meu rosto. Baixei os olhos. Foi aí que descobri como é difícil olhar diretamente nos olhos das pessoas como Hassan, essas pessoas que dizem sinceramente o que pensam.

- Mas fico imaginando... - acrescentou ele. - Será que algum dia você me mandaria fazer uma coisa dessas, Amir agha?E, com isso, Hassan me propôs um pequeno teste. Se eu ia provocá-lo, desafiando sua lealdade, ele ia fazer o mesmo, pondo em prova a minha integridade. (...)
- Não seja idiota, Hassan. Você sabe muito bem que eu não faria isso!(...)

- Eu sei - disse ele.E esse é o problema das pessoas que são sinceras: acham que todo mundo também é."




Trecho do livro "O Caçador de Pipas" , Khaled Hosseini.

Um comentário:

Dani disse...

Muito legal esse trecho...

E esse final, acho q realmente é verdade: quem é sincero acha que todo o mundo é.

Mas nem sempre é assim,né?